Alcoolistas Anônimos no Bar (A Palmatória – Episódio 4)

A maquiagem da Angelina Jolie
abril 28, 2012
Detalhes de uma funerária
abril 29, 2012

Alcoolistas Anônimos no Bar (A Palmatória – Episódio 4)

Crescendo no bar

“Como não tem mar, vamos para o bar”, sugere o garçom. Assim os brasilienses organizam seus piqueniques. A garota asanortina pega seu marido e filho e vai para o bar. Os rapazes do clube Maverick também. É domingo, dia de almoçar fora, com os amigos, com a família, com alguém… “é impossível ser feliz sozinho!?”…Bem, isso não vem ao caso.

As pessoas aprendem coisas em qualquer espaço. E no bar, é uma aprendizagem regada a bebidas, comidas… por acaso você sabe o que é uma garota asanortina? Bem, ele vai falar, eu sei que ele vai falar. O entrevistado virou entrevistador. O primeiro Jornalista de Brasília, trazido por JK. Para os nascidos em Brasília: asanortina diz respeito ao local de origem, tipo a naturalidade, entendeu!? Diz-se (s.f.) da pessoa que nasceu, cresceu ou mora na Asa Norte da cidade, mas uma característica é que essa pessoa cresceu “indo a barzinhos”. Ser morador da 413N: pessoa asanortino (s. m.).

O ser humano pode crescer de várias maneiras. Crescer como pessoa, crescer pra cima, para os lados. Uma cidade não é uma pessoa, mas um corpo de pessoas, feita de carne e pedra. Assim uma cidade também pode crescer: beleza ou feiura, riqueza ou pobreza, preservação ou insustentabilidade, “vida ou morte”, como ensinou Jane Jacobs.

O bar como espaço de sociabilidade também é lugar de cultura, você sabe, né, uma desculpa aqui, outra ali e você acaba indo tomar uma cerveja, caso você beba. O que é preciso mesmo para se crescer é transparência e sinceridade. Com esses dois ensinamentos, desculpem a carga de autoajuda, as pessoas vão longe, sendo asanortinas ou de qualquer outro lugar do planeta.

Mônica Nóbrega
Mônica Nóbrega
Comunicadora, redatora, radialista, palestrante motivacional.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *