Casos raros da Medicina – Pessoas que nasceram sem língua

Written by Mônica Nóbrega. Posted in Ciência & Tecnologia, Destaque, Saúde & Bem-Estar, Todos os Vídeos

Tagged: ,

Published on setembro 02, 2013 with 1 Comment

Casos raros da ciência como Aglossia congênita, que é nascer sem a língua, são debatidos em Congressos e Simpósios. No mundo, existem 3 casos de Aglossia e dois deles estavam na UnB, sob a coordenação do Dr. Frederico Salles, cirurgião maxilo facial.

Não se sabe as causas da Aglossia, sendo que já foram consideradas hipóteses de uso de drogas, exposição a substâncias tóxicas, mas sem sucesso. O fato é que duas mulheres, uma brasileira e uma americana, estavam no Simpósio da UnB. A amercicana recebeu tratamento sem cirurgia e a brasileira foi operada, com êxito. Auristela, hoje, cursa Enfermagem e fez o tratamento por, aproximadamente, 5 anos, incluindo cirurgias com o ortodontista Jorge Faber.

Auristela, brasileira vira caso de ciência. Foto VEB

Auristela fala de forma compreensível, graças à atuação da fonoaudiologia. Na verdade, uma equipe multidisciplinar foi responsável por esse caso de sucesso. O grupo multidisciplinar coordenado pelo Dr. Frederico Salles foi formado por Jorge Faber, da Faculdade de Odontologia da UnB; Elizabeth Queiroz, da Psicologia; Maria Lúcia Torres, fonoaudióloga ligada ao Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde; e Marcos Anchieta, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica. A professora de Nutrição da Universidade Católica de Brasília (UCB) Patrícia Costa Bezerra também integra a equipe. Entre os profissionais envolvidos no caso, ainda constam Paulo Galvão, especialista em radiologia; Gylse Anne de Souza Lima, também radiologista; e Eloi Michels, otorrinolaringologista.

Um fato é comum a todos os casos: a forma das mães alimentarem seus filhos sem língua. Como não têm deglutição, as crianças poderiam morrer de inanição, mas as mães, por instinto, colocam o bico do seio ou o bico da mamadeira direto na garganta e “ordenham” o leite diretamente.

AMBr TV Digital - um canal digital de informações sobre a Associação Médica de Brasília -AMBr-, onde serão divulgadas matérias e entrevistas com médicos, levando assuntos da medicina a especialistas e à comunidade, como forma de difundir conhecimentos científicos, tecnológicos, além de levar informações úteis sobre saúde à população. Estreitar o relacionamento entre a comunidade médica e a população. Postados no www.viverembrasilia.com.br e no http://www.ambr.org.br,  os vídeos serão ferramenta para tirar dúvidas e levar informações ao público.

 

 

 

Comente!

Comente!

Powered by Facebook Comments

Compartilhe

Sobre Mônica Nóbrega

Comunicadora, redatora, radialista, palestrante motivacional, diretora do site Viver em Brasília.

Browse Archived Articles by Mônica Nóbrega

One thought on “Casos raros da Medicina – Pessoas que nasceram sem língua

  1. Tremendous-Duper site! I am loving it!! Will come again once more – taking you feeds also, Thanks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>